Termo de Responsabilidade e Conhecimento de Riscos
Responsabilidades
As atividades de aventura são modalidades esportivas que podem oferecer riscos à integridade física de seus praticantes.
A HABITAT EXPEDIÇÕES se compromete a:
- • Fornecer os equipamentos de segurança necessários para suas atividades de aventura (quando necessários e especificados no evento);
- • Disponibilizar guias e monitores qualificados para cada atividade;
- • Prestar pronto atendimento em eventuais casos de acidentes;
- • Controlar os impactos da atividade sobre o meio ambiente e as comunidades envolvidas;
O contratante se compromete a:
- • Seguir as normas de segurança repassadas pelos guias e monitores;
- • Atender aos comandos dos guias e monitores;
- • Usar equipamentos obrigatórios indicados pelo contratado;
Termo de Conhecimento de Riscos
Antes de participar de qualquer atividade outdoor, é necessário que o participante tenha conhecimento que TODAS as atividades praticadas ao ar livre envolvem riscos e perigos.
Nossas orientações, recomendações e práticas visam minimizar ao máximo os riscos; no entanto, a probabilidade de acidentes e danos continua existindo. A leitura deste termo é necessária e esclarece os riscos e situações que podem ocorrer durante a prática das atividades.
O participante está ciente que podem ocorrer:
- • Quedas e impactos (escorregões, tropeções, perda de equilíbrio, etc.), cortes, escoriações, queimaduras, bolhas nos pés, torções, luxações, fraturas ósseas, lesões musculares e de ligamentos, dentre outros e até mesmo risco de morte;
- • Reações alérgicas diversas, contato com espinhos e/ou plantas urticantes, hipotermia, hipertermia, exaustão física, insolação, desidratação e hipoglicemia, dentre outras;
- • Ataques de animais, incluindo peçonhentos, que podem causar diversos tipos de lesões, alergias e outras reações negativas;
- • Queda de objetos, galhos e pedras, dentre outros;
- • Situações de grande estresse físico e psicológico (medo, cansaço, fome, sede, frio extremo, calor extremo, peso dos equipamentos etc.);
- • Situações climáticas desfavoráveis, como mudanças bruscas de temperatura e clima, ventos fortes, chuva intensa, descargas elétricas, granizo, nuvens e nevoeiros que atrapalham a visibilidade, alta radiação solar, temperaturas extremas (frio e calor), deslizamento de terra, cabeça d’água e queda de árvores dentre outros.
Resgate e Emergências
• Pelas atividades serem realizadas em locais remotos e de difícil acesso, longe de centros urbanos e, consequentemente, de unidades de saúde, o resgate pode demorar a chegar ao local e pequenos acidentes podem tomar proporções maiores.
• Caso seja necessário um resgate, este será realizado pelas autoridades municipais ou estaduais, como Bombeiros ou Defesa Civil.
Outros
- • Comportamentos inadequados, negligentes ou imprudentes podem colocar em risco a segurança e a vida de todo o grupo. Siga as orientações da equipe contratada para sua segurança e dos demais;
- • O participante deverá levar todo o equipamento informado anteriormente pela HABITAT EXPEDIÇÕES;
- • A organização se reserva o direito de restringir ou mesmo impedir a realização das atividades por participantes com equipamentos inadequados ou pela falta deles, de modo a garantir a segurança do grupo.
- • Em situações emergenciais que impossibilitem o evento por motivo de força maior, como fatores climáticos ou de acesso, o valor pago será revertido em crédito para viagens futuras conforme disponibilidade e condições da HABITAT EXPEDIÇÕES.
- • O não comparecimento na data, hora e local determinados para o embarque será considerado “no-show”, implicando a perda total do valor pago.
- • O contratante que, por livre e espontânea vontade, se desligar do grupo durante a viagem ou trocar a hospedagem contratada, assumirá toda e qualquer despesa decorrente dessa atitude, sem direito a reembolso.
Política de Cancelamento e Desistência
• As desistências serão reembolsadas conforme abaixo (de acordo com a deliberação normativa nº 161 de 09 de Agosto de 1985, da Embratur):
- • 90% do valor: 31 ou mais dias antes do evento;
- • 80% do valor: 30 a 21 dias antes do evento;
- • 00% do valor: 20 dias ou menos do evento;
- • Desistência/não comparecimento no dia do evento: não há reembolso;
Vale lembrar também que existe um bom senso entre a agência e o contratante, não visado por essa norma da Embratur, algo que vai depender de cada caso.
Em todos os casos, o participante poderá providenciar sua substituição por outra pessoa, nas mesmas condições, atividades e datas agendadas. A solicitação de substituição deve ser comunicada com no mínimo 3 dias de antecedência do início da atividade.
Será considerado como desistência:
- • Atraso superior a 20 minutos (tempo de tolerância) do horário de saída marcado e falta de comunicação pelo contratante;
- • Não comparecimento no ponto de encontro nos dias e horários marcados;
- • Impossibilidade de embarque por falta de documentação adequada.
Direito de Cancelamento pela Habitat Expedições
A Habitat Expedições se reserva o direito de cancelar ou alterar todos os serviços praticados ao ar livre por motivos que fogem ao nosso controle, condições climáticas adversas ou não fechamento do número mínimo de participantes.
Nestes casos o participante poderá:
- • Reembolsar 100% do valor pago;
- • Utilizar o valor integral como crédito, para realizar a trip em outra data, respeitando os valores de cada trip. Caso exista diferença de valores, o valor em crédito terá validade de 6 meses.
O reembolso será realizado em até 10 dias após a solicitação.